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Curso de Lógica de Programação

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Metodologias Ágeis

Git & GitHub

Arquitetura e Ciclo de Vida do Software

Front-end

HTML 5

CSS3

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React Native

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WebDev

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Criação de APIs

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Desenvolvedor Full Stack JavaScript Mean

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Desenvolvedor
Full Stack JavaScript Mean

Carga Horária Total: 136 Horas

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Lógica de Programação

Linguagem BD SQL

Acesso Gratuito à Aula 01 do
Curso de Lógica de Programação

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Metodologias Ágeis

Git & GitHub

Arquitetura e Ciclo de Vida do Software

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JavaScript

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Angular 9

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Gestão do Tempo

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Desenvolvedor Java

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Java

Carga Horária Total: 168 Horas

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Lógica de Programação

Linguagem BD SQL

Acesso Gratuito à Aula 01 do
Curso de Lógica de Programação

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Metodologias Ágeis

Git & GitHub

Arquitetura e Ciclo de Vida do Software

Java

Java Básico

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O que você irá aprender

Qualifique-se para as competências mais exigidas para as vagas de Desenvolvedor Júnior, no mercado de trabalho das Grandes Empresas e Startups.

Hard Skills

As competências técnicas mais exigidas para as vagas de Desenvolvedor Júnior, no mercado de trabalho das Grandes Empresas e Startups.

Soft Skills

As competências interpessoais mais exigidas para as vagas de Desenvolvedor Júnior, no mercado de trabalho das Grandes Empresas e Startups.
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Desde 1992 qualificamos mais de 500.000 profissionais fora da curva!

Presente em todo o território brasileiro,
com profissionais qualificados através de turmas presenciais e online com instrutor ao vivo.
Nosso

Manifesto

Oficialmente, desde 1992, nascemos para transformar o potencial de mentes inquietas e em constante evolução, na concretização de seus propósitos. Acreditamos que cada aluno nasceu e cresceu com um desejo ardente de ser o que quiser e de conquistar o que quiser pelos seus próprios esforços.

Ao longo desses anos, descobrimos que permanecer na média, dentro de padrões, não é uma opção para os inquietos. Criamos fortes conexões com parceiros e instrutores especializados com a meta de impulsionar carreiras. Construímos a especialização com foco na humanização do aprendizado com o auxílio da tecnologia, para tornar o ensino cada vez mais moderno e acelerado, para que, cada profissional que passe por aqui, tenha a experiência de combinar o aprendizado com a aplicação do conhecimento no dia a dia para um futuro mais próspero.

Até aqui, aceitamos o desafio de transformar vidas por meio dos próprios esforços profissionais. Para que, ao olhar para o lado, esses profissionais vejam as pessoas que a amam de verdade e sejam admirados por suas grandes conquistas. Para que, as mentes que não acreditam no impossível, busquem conhecimento e encontrem a real qualificação de profissionais fora da curva.

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Respeitamos todas as exigências determinas pela Secretaria de Saúde:
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Prefere assistir as aulas online, com instrutor ao vivo?

Nossas aulas ao vivo não são vídeo aulas gravadas. Você irá assistir a mesma aula que os alunos estão assistindo presencialmente, porém de onde você quiser.

Utilizamos a Microsoft Teams, uma das plataformas mais inovadoras de transmissão ao vivo, para que você tenha a mesma experiência das aulas presenciais, faça perguntas ao instrutor e obtenha respostas instantâneas, e ainda, você tem acesso à gravação das aulas  durante trinta dias após o término do seu curso.

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Todas as aulas são transmitidas ao vivo, porém, sabemos que imprevistos acontecem. Se por qualquer motivo você não participou da aula, ou mesmo se quiser revisar o seu aprendizado, você pode assistir as aulas em outro momento.

A gravação das aulas ao vivo fica disponível para você em nossa plataforma pedagógica por 30 dias após o término do seu curso.

Assim, você não perde nenhum conteúdo do seu curso, e ainda pode planejar para desenvolver o seu aprendizado, no seu tempo, sem pressa e com o suporte pedagógico que precisar.

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Perguntas Frequentes

Quem pode estudar na Treinar?

Qualquer pessoa com os conhecimentos exigidos nos pré-requisitos do curso que deseja realizar, a partir do nosso portfólio com mais de 200 cursos presenciais, online com instrutor ao vivo ou EaDs.

Quais são os pré-requisitos para realizar o <TreinarDev>?

Para realizar o Programa <TreinarDev> o aluno deve ter conhecimentos básicos de informática e conhecer as terminologias da área, pois esses são pré-requisitos para realizar o Curso de Lógica de Programação.

Eu preciso ter experiência para participar do <TreinarDev>?

Não. Você irá aprender a programar do zero e não precisa nem mesmo conhecer alguma linguagem de programação.

Qual é a metodologia da Treinar?
Todos os cursos que você irá realizar aqui na Treinar seguem a metodologia Hands On, no qual a sua experiência de aprendizagem é totalmente focada em atividades práticas do dia a dia de grandes empresas.

Ao final de cada curso você deve entregar um Projeto Fora da Curva, que será avaliado por seu instrutor.
Os cursos do <TreinarDev> são online ou presenciais?

Os cursos do Programa <TreinarDev> podem ser realizados presencialmente na sede da Treinar em Belo Horizonte ou online com o instrutor ao vivo. Não são aulas gravadas, como acontece na maioria dos cursos. Porém as aulas que você assistir, ou se perder uma aula ao vivo, elas ficam gravadas na plataforma para você assistir durante 30 dias.

A Treinar dá certificado para os alunos?

Sim. Todos os cursos que você realizar na Treinar, irá receber um certificado reconhecido pelas grandes empresas.

O programa <TreinarDev> é curso superior? Um curso técnico? Um Curso Profissionalizante?
O Programa <TreinarDev> conta com diversos cursos de qualificação profissional em tecnologia. Isso quer dizer que você irá se qualificar para entrar no Mercado de Trabalho de tecnologia e conquistar uma carreira de sucesso.
Quais linguagens de programação serão ensinadas?
Você irá aprender as linguagens de programação Node.js e React.js, além da criação de APIs e tecnologias de desenvolvimento Web JavaScript, HTML 5 e CSS 3.
Preciso ter um computador para realizar os cursos?
Não. Você pode realizar os cursos em nossos laboratórios de informática. Porém, como você estará adquirindo conhecimentos do mercado de tecnologia, será de fundamental importância adquirir o seu próprio computador, que será sua principal ferramenta de estudos e trabalho.
Quais as datas das próximas turmas do programa <TreinarDev>?
Para verificar as próximas turmas do Programa , você pode conferir através do nosso Calendário de Turmas.



Qual é a carga horária total do Programa <TreinarDev>?

Confira abaixo a carga horária de cada curso do Programa :

Lógica de programação: 32 Horas
Linguagem SQL: 12 Horas
Metodologias Ágeis: 12 Horas
Git & GitHub: 12 Horas
Arquitetura e Ciclo de Vida de Software: 12Horas
Front-end: 32 Horas
Node.js: 24 Horas
React.js: 24 Horas
Criação de APIs: 12 Horas
Flutter: 24 Horas
React Native: 24 Horas
Firebase: 12 Horas
Gestão de Tempo: 8 Horas
Trabalho em equipe: 4 Horas

No total, o Programa é composto por 244 horas de qualificação.

O Programa <TreinarDev> é um Bootcamp?
Não. O Programa <TreinarDev> irá te preparar para o Mercado de Trabalho em tecnologia, inclusive para a realização de Bootcamps.
Onde fica localizada a Treinar?
A Treinar fica localizada no Centro de Belo Horizonte, na Rua dos Goitacazes, Nº 15, no 7º Andar.
© Copyright Treinar® desde 1992
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Conteúdo Programático do Curso

Front-end - HTML5, CSS3 e Javascript

Carga Horária: 32 horas

O que você vai aprender

Você irá aprender todo o conteúdo necessário, com aplicabilidades práticas, que irá te preparar efetivamente para o mercado de trabalho, através do desenvolvimento de soluções para os problemas vividos nos cotidianos das empresas.

Objetivo do Curso

Com o Curso Front-end – HTML5, CSS3 e Javascript você irá se qualificar nas principais linguagens de diagramação de conteúdo. Além de fornecer aprendizado de todos os princípios e pilares das tecnologias de diagramação HTML, formatação de folhas de estilo CSS, e programação client-side JavaScript. Assim você irá ser capaz de implementar as melhores práticas de integração entre estas tecnologias.

Pré-requisitos

Para o seu melhor aproveitamento do conteúdo do curso é necessário que você tenha conhecimento Informática Gerencial e de Lógica de Programação.

Módulo 01 - Visão geral de HTML e CSS

Este módulo fornece uma visão geral de HTML e CSS.
Lições:
• Visão geral de HTML
• Visão geral das CSS

Módulo 02 - Laboratório: Explorando o código fonte de um aplicativo pronto.

• Demonstração passo a passo do código fonte do aplicativo.
• Examinar e modificar o aplicativo conforme instruções.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Descrevem os atributos e elementos básicos do HTML.
• Explica a estrutura do CSS.

Módulo 03 - Criando e denominando páginas HTML5

Este módulo descreve os novos recursos do HTML5 e explica como criar páginas de estilo HTML5.

Lições
• Criando uma página HTML5;
• Denominando uma página em HTML5.

Laboratório:
Criando e denominando páginas HTML5. • Criação de páginas HTML5;
• Estilo de páginas HTML5.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Crie páginas estáticas usando os novos recursos disponíveis no HTML5;
• Usar CSS3 para aplicar o estilo básico para os elementos em uma página HTML5.

Módulo 04 - Introdução ao JavaScript

Este módulo fornece uma introdução à linguagem JavaScript e mostra como usar JavaScript para adicionar interatividade em páginas HTML5.

Lições
• Visão geral da sintaxe de JavaScript;
• Programando o DOM em HTML com JavaScript;
• Introdução à jQuery.

Módulo 05 - Laboratório: Exibindo dados e manipulação de eventos usando JavaScript

• Exibindo dados programaticamente;
• Manipulação de eventos.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Explicar a sintaxe de JavaScript e descrever como usar JavaScript com HTML5;
• Escrever código JavaScript que manipula os eventos DOM HTML;
• Descrever como usar jQuery para simplificar o código que usa muitasAPIs JavaScript comuns.

Módulo 06 - Criando formulários para coletar dados e validar entrada do usuário

Este módulo descreve os novos tipos de entrada de dados disponíveis com HTML5 e explica como criar formulários para coletar e validar entrada do usuário usando os novos atributos de HTML5 e código JavaScript.

Lições
• Visão geral de formas e tipos de entrada;
• Validando entrada de usuário usando atributos do HTML5;
• Validando entrada de usuário usando JavaScript.

Módulo 07 - Laboratório: Criando um formulário e validando entrada de usuário

• Criando um formulário e validando entrada de usuário usando atributos doHTML5;
• Validando entrada de usuário usando JavaScript.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Crie formulários que usam os novos tipos de entrada HTML5;
• Validar entrada do usuário e fornecer feedback usando os novos atributosde HTML5;
• Escrever código JavaScript para validar entrada do usuário e fornecer feedback em casos onde não é apropriado usar atributos HTML5.

Módulo 08 - Comunicando-se com uma fonte de dados remota

Este módulo descreve como enviar e receber dados de e para um fonte de dados remota usando um objeto MLHTTPRequest e realizando operações de AJAX do jQuery.

Lições:
• Enviar e receber dados usando XMLHTTPRequest;
• Enviar e receber dados usando operações de AJAX jQuery

Módulo 09 - Laboratório: Comunicando-se com uma fonte de dados remota

• Recuperação de dados;
• Serialização e transmissão de dados;
• Refatorando o código usando o método ajax do jQuery.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Serializar, desserializar, enviar e receber dados usando objetos.

Módulo 10 - Styling HTML5 usando CSS3

Este módulo descreve a interação entre páginas HTML5 e elementos de estilo usando os novos recursos disponíveis no CSS3.

Lições
• Texto de estilo;
• Elementos de bloco de estilo;
• Seletores CSS3;
• Realçando efeitos gráficos usando CSS3.

Módulo 11 - Laboratório: Texto de estilos e elementos de bloco usando CSS3

• Barra de navegação de estilo;
• Denominando o cabeçalho da página;
• Denominando a página.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Estilo elementos de texto em uma página em HTML5 usando CSS3;
• Aplica estilos para elementos de bloco usando CSS3;
• Use seletores CSS3 para especificar os elementos para ser estilo em um aplicativo da Web;
• Implemente transformações e efeitos gráficos usando as novas propriedades CSS3.

Módulo 12 - Criando objetos e métodos usando JavaScript

Este módulo explica como escrever código de JavaScript bem estruturado e de fácil manutenção e como aplicar princípios orientados a objeto para código JavaScript em um aplicativo da Web.

Lições:
• JavaScript bem estruturada de escrever.
• Criando objetos personalizados;
• Estender objetos.

Módulo 13 - Laboratório: Refinação de código para manutenção e extensibilidade

• Herança de objetos;
• Refatoração de código usar objetos;

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Descrever os benefícios da estruturação de código JavaScript cuidadosamente para auxiliar a manutenção e extensibilidade;
• Explicar as práticas recomendadas para criar objetos personalizados em JavaScript;
• Descrever como estender objetos nativos e personalizados para adicionar funcionalidade.

Módulo 14 - Criando páginas interativas usando APIs HTML5

Este módulo descreve como usar algumas APIs HTML5 comum para adicionar recursos interativos para um aplicativo da Web.

Este módulo também explica como depurar e perfil de um aplicativo da Web.

Lições:
• Interagindo com arquivos;
• Incorporando multimídia;
• Reagindo ao contexto e a localização do navegador;
• Depuração e criação de perfil de um aplicativo da Web.

Módulo 15 - Laboratório: Criando páginas interativas usando APIs HTML5

• Incorporando vídeos;
• Incorporando imagens;
• Usando a API de localização geográfica.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Usar o arrastar e soltar e as APIs de arquivo para interagir com arquivos em um aplicativo da Web;
• Incorporar áudio e vídeo em um aplicativo da Web;
• Detectar a localização do usuário que está executando um aplicativo Web usando a API de localização geográfica;
• Explicar como depurar e perfil de um aplicativo Web usando a API de tempo de Web e as ferramentas de desenvolvedor do Internet Explorer.

Módulo 16 - Adicionando suporte off-line para aplicações Web

Este módulo descreve como adicionar suporte off-line para um aplicativo da Web, para permitir que o aplicativo continue funcionando no navegador do usuário, mesmo se o navegador está desconectado da rede.

Lições: • Ler e gravar dados localmente;
• Adicionando suporte Offline usando o Cache de aplicativo.

Módulo 17 - Laboratório: Adicionando suporte off-line para um aplicativo da Web

• Implementar o Cache de aplicativo;
• Implementando o armazenamento Local.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Salvar e recuperar dados localmente no computador do usuário usando a API de armazenamento Local;
• Fornecer suporte off-line para um aplicativo Web usando a API de Cache do aplicativo.

Módulo 18 - Implementando uma Interface de usuário adaptável

Este módulo descreve como criar páginas de HTML5 que dinamicamente podem detectar e adaptar-se a diferentes dispositivos e fatores de forma.

Lições;
• Suporte a múltiplos fatores de forma;
• Criando uma Interface de usuário adaptável.

Módulo 19 - Laboratório: Implementando uma Interface de usuário adaptável

• Criando uma folha de estilos de impressão;
• Adaptação de Layout de página para caber um fator de forma diferente.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de: • Descrever a necessidade de detectar capacidades do dispositivo e reagir a diferentes fatores de formulários em um aplicativo da Web;
• Criar uma página Web que dinamicamente pode adaptar seu layout para combinar com diferentes fatores de formulários.

Módulo 20 - Criação de gráficos avançados

Este módulo descreve como criar gráficos avançados para um aplicativo da Web HTML5, usando um elemento de tela e usando o Scalable Vector Graphics.

Lições:
• Criação de gráficos interativos usando elementos gráficos vetoriais escaláveis;
• Gráficos de desenho programaticamente usando uma lona.

Módulo 21 - Laboratório: Criando gráficos avançados

Este módulo descreve como criar gráficos avançados para um aplicativo da Web HTML5, usando um elemento de tela e usando o Scalable Vector Graphics.

Lições:
• Criação de gráficos interativos usando elementos gráficos vetoriais escaláveis;
• Gráficos de desenho programaticamente usando uma lona.

Módulo 22 - Laboratório: Criando gráficos avançados

• Criando um mapa interativo do local usando elementos gráficos vetoriais escaláveis;
• Criação de um distintivo de alto-falante usando um elemento Canvas.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de: • Usar Scalable Vector Graphics para adicionar gráficos interativos para um aplicativo;
• Desenhar gráficos complexos em um elemento Canvas do HTML5 usando código JavaScript.

Módulo 23 - Animando a Interface de usuário

Este módulo descreve como melhorar a experiência do usuário em um aplicativo da Web HTML5 adicionando animações.

Lições:
• Aplicando transições de CSS;
• Transformar elementos;
• Aplicando CSS animações de quadro-chave.

Módulo 24 - Laboratório: Animando elementos da Interface do usuário

• Aplicando transições para elementos da Interface do usuário;
• Aplicar animações de quadro-chave.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Aplicar transições de CSS para elementos de uma página em HTML5 e escrever código JavaScript para detectar quando uma transição ocorreu;
• Descrever os diferentes tipos de transições 2D e 3D, disponíveis com CSS3;
• Implementar animações complexas usando quadros-chave de CSS e o código JavaScript.

Módulo 25 - Implementar as comunicações em tempo real usando soquetes Web

Este módulo explica como usar a Web Sockets para transmitir e receber dados entre um aplicativo da Web HTML5 e um servidor.

Lições:
• Introdução à Web Sockets;
• Enviar e receber dados usando Web Sockets.

Módulo 26 - Laboratório: Implementando a comunicação em tempo real usando soquetes Web

• Recebendo dados de soquete de Web;
• Enviando dados para um soquete de Web;
• Envio de vários tipos de mensagens para ou de um soquete de Web.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Explicar como funciona a Web Sockets e descrever como enviar e receber dados através de um Socket de Web;
• Usar a API de Socket de Web com JavaScript para conectar a um servidor de soquete da Web, enviar e receber dados e manipular os diferentes eventos que podem ocorrer quando uma mensagem é enviada ou recebida.

Módulo 27 - Criando um processo de trabalho da Web

Este módulo descreve como usar a Web de processos de trabalho para realizar operações de longa duração de forma assíncrona e melhorar a capacidade de resposta de um aplicativo da Web HTML5.

Lições:
• Introdução aos trabalhadores da Web;
• Executar o processamento assíncrono usando um Web Worker.

Módulo 28 - Laboratório: Criando um processo de trabalho da Web

• Melhorar a capacidade de resposta usando um Web Worker.

Depois de concluir este módulo, você será capaz de:
• Descrever o objetivo de um processo de trabalho de Web, e como ele pode ser usado para executar o processamento assíncrono, bem como fornece isolamento para operações sensíveis.
• Usar as APIs de trabalhador Web do código JavaScript para criar, executar e acompanhar um processo de trabalho da Web.

Trilha Mobile

Conteúdo Programático do Curso

Flutter

Carga Horária: 24 horas

Flutter

  • Introdução e conceitos básicos da linguagem Dart;
  • Tipos e variáveis;
  • Controles de fluxo;
  • Funções;
  • Arrays;
  • Widgets;
  • Components Material;
  • Layouts;
  • Rotas e Navegação;
  • Introdução ao Dart Orientado a Objetos.
  •  
Conteúdo Programático do Curso

React Native

Carga Horária: 24 horas

React Native

  • Introdução e conceitos básicos da linguagem Javascript;
  • Tipos e variáveis;
  • Controles de fluxo;
  • Funções;
  • Arrays;
  • Components;
  • JSX;
  • Props;
  • States Layouts e Views;
  • Introdução ao Javascript;
  • Orientado a Objetos.
Conteúdo Programático do Curso

Firebase

Carga Horária: 12 horas

Firebase

  • Protocolo HTTP;
  • Retrofit – Trabalhando com JSON;
  • Repository;
  • Integrações com serviços Web;
  • Integrações com Firebase.

Trilha Web Dev

Conteúdo Programático do Curso

Node.JS

Carga Horária: 24 horas

Introdução ao Node.JS

  • Estrutura do NodeJS
  • Instalando e Configurando o NodeJS;
  • Primeiro script com NodeJS;
  • Utilizando Nodeschool.io;
  • NPM vs Yarn;
  • O Arquivo package.json;
  • A Pasta node_modules e Git Ignore.

Conceitos Fundamentais do Node.JS

  • Blocking Vs Non Blocking;
  • Concorrência e Taxa de Transferência;
  • Cuidados ao utilizar Blocking e Non Blocking;
  • NodeJS Entendendo o Núcleo;
  • NodeJS Single Thread ou Multithread?;
  • A Libuv – Event Loop.

Fluxo de uma Aplicação no Node.JS

  • Instalando o Nodemon;
  • Ciclo de Vida de uma aplicação NodeJS;
  • Entendendo Funções de Retorno – Callback Functions;
  • Programação Assíncrona com Promises;
  • Entendendo Async/Await;
  • Programação Dirigida ao Evento;
  • Variáveis internas e o objeto process.

Módulos no Node.JS

  • Criando uma aplicação NPM init;
  • Criando Módulos;
  • Importando e Exportando Módulos;
  • Importando Módulos Nativos com NodeJS 12.

Express

  • Instalando Express;
  • Criando uma aplicação web com Express;
  • Criando rotas com Express;
  • Criando um Middleware para Express;
  • Utilizando Funções Middleware de terceiros;
  • Utilizando funções Middleware para tratamento de erros;
  • Servindo arquivos estáticos com Express.
Conteúdo Programático do Curso

React.js

Carga Horária: 24 horas

Introdução ao React.JS

  • O que é React e por que usar;
  • Componentes;
  • Propriedades;
  • Estado local dos componentes;
  • Estado global da aplicação;
  • Reducers;
  • Hooks;
  • Estilização de Componentes com Styled Components (CSS in JS);
  • Providers e Contexts;
  • Validação de Formulários.

Next.JS

  • O que é o Next.JS;
  • Quais vantagens de usar o Next.JS;
  • Modelos de aplicações: Single page, Server Side Render, Static Site Generation;
  • Como criar a primeira página.

Ferramentas

  • ESLint;
  • EditorConfig;
  • Prettier;
  • Plop.js;
  • Storybook;
  • Extensões do VS Code para Front-End.
Conteúdo Programático do Curso

Criação de APIs

Carga Horária: 12 horas

Arquiteturas de Desenvolvimento

  • Tipos de aplicações mais comuns no mercado;
  • O que é Back-end e Front-end;
  • Introdução ao HTTP?;
  • O que é API;
  • Arquiteturas comuns de aplicações web;
  • O que são bibliotecas e Frameworks;
  • Quais são as principais tecnologias para desenvolvimento back-end e API;
  • Quais são as principais tecnologias para desenvolvimento front-end.

Protocolo HTTP

  • O que é o protocolo HTTP;
  • Modelo cliente servidor;
  • URI, URL e a sintaxe das URLs;
  • O que é request e response;
  • Partes de uma mensagem HTTP;
  • Verbos HTTP;
  • Códigos HTTP;
  • Aplicações Cliente HTTP;
  • Clientes HTTP nas linguagens de programação.

RESTFul e Autenticação

• O que é RESTful;
  – Recurso;
  – Verbos HTTP;
  – Códigos HTTP;
  – Comunicação Stateless.
• Opções para autenticação;
• O que é e como funciona o JWT;
• Rate Limiting.

Trilha Start

Conteúdo Programático do Curso

Lógica de Programação

Carga Horária: 32 horas

O que você vai aprender

Você irá aprender como a Lógica de Programação é um requisito fundamental para criar um raciocínio coerente e, assim, desenvolver qualquer tipo de programa simples ou complexo.

Objetivo do Curso

O Curso de Lógica de Programação tem com objetivo trabalhar conceitos, definições e diversos exercícios que irão fazer com que você desenvolva seu conhecimento em lógica de programação de forma crítica e inteligente.

Pré-requisitos

Para o seu aproveitamento do Curso de Lógica de Programação é necessário que você tenha os conhecimentos básicos de informática e compreenda a suas terminologias.

Módulo 01 – Introdução à Lógica de Programação

Este módulo descreve os vários componentes e versões do SQL Server.

Módulo 02 – Tradutores

– Tradutores;
– Tipos de tradutores.

Módulo 03 – Sistemas de numeração

Bit e byte; Sistemas de numeração; Sistema Decimal; Sistema Binário; Sistema
Hexadecimal; Conversão de sistemas de numeração; Conversão de Binário para
Decimal; Conversão de Hexadecimal para Decimal; Conversão de Binário para
Hexadecimal; Conversão de Hexadecimal para
Binário; Conversão de Decimal para Binário; Conversão de Hexadecimal para Decimal;
Forma rápida para conversão de sistemas de numeração.

Módulo 04 – Algoritmo

Elementos de um algoritmo; Ação; Decisão; Laço ou Loop; Teste de mesa; Algoritmo – “CASE”; Algoritmo – “WHILE”

Módulo 05 – Fluxograma

Simbologia; Fluxograma: Algoritmo, Fluxograma, Estruturas básicas.

Módulo 06 – Variáveis

Utilizando variáveis; Consistência de condições; Controle de repetições; Comparações de variáveis de memória com campos de registros; Tipos de variáveis; Nomes de variáveis; Declaração de variáveis; Comando de atribuição.

Módulo 07 – Operadores

Operadores aritméticos; Contadores e acumuladores; Operadores relacionais; Operadores lógicos; Tabela de decisão.

Módulo 08 – Processamento predefinido

Processamento predefinido; Construção de processamento predefinido.

Módulo 09 – Loop, laço e repetição

Fluxograma – FOR NEXT; Fluxograma – WHILE; Fluxograma – IF THEN ELSE.

Módulo 10 – Funções

Função; Concatenação.

Módulo 11 – Laços encadeados

Usando Laços Encadeados.

Módulo 12 – Programação dirigida a evento

Elementos da interface de um objeto; Programação dirigida a evento; Ocorrências de eventos; Mensagens do Windows; Gerenciador de eventos; Controlador de evento padrão; Procedure complementar.

Módulo 13 – Variáveis indexadas

Vetores e matrizes.

Módulo 14 – Banco de dados

Estrutura de dados; Considerações para tipos de dados; Tipos de dados; Modelo dedados; Relacionamento; Chave primária; Chave estrangeira; Modelo Entidade Relacionamento; Índice; Regras de validação; Texto de validação; Cadastro de funcionários.
Conteúdo Programático do Curso

Linguagem Banco de Dados SQL

Carga Horária: 12 horas

O que você vai aprender

Você irá dominar consultas em Banco de Dados SQL com a criação de scripts de descrição e manipulação de dados. 

Objetivo do Curso

Com o Curso Linguagem de Banco de Dados SQL você irá adquirir as habilidades necessárias para realizar consultas em banco de dados
relacionados SQL.

Pré-requisitos

Para o seu melhor aproveitamento do conteúdo do curso é necessário que você tenha conhecimento de Lógica de Programação.

Conteúdo

Comandos iniciais no SQL;
Criando;
Populando;
Alterando e Deletando Tabelas;
Joins;
Funções;
Desenvolvimento de Queries e Estruturas derivantes;
Operações de SET;
Joins x Subqueries;
Aggregations e GROUP BY;
Subqueries correlacionadas;
Índices e Constraints.
50%
Envio dos dados de acesso à aula.
Confirmação do seu e-mail de acesso.
Falta pouco para você assistir a uma aula completa de Lógica de Programação, que irá te fazer decolar na carreira de tecnologia.
Você receberá o acesso à aula em seu e-mail.

Trilha Tools

Conteúdo Programático do Curso

Metodologias Ágeis

Carga Horária: 12 horas

Introdução ao Framework Scrum

  • O Scrum Framework;
  • Pilares do Scrum;
  • O Fluxo Scrum.

Desenvolvimento do Framework Scrum

  • Papéis do Scrum;
  • Eventos do Scrum;
  • Calendário Scrum;
  • Quadro Kanban.

Conclusão do Framework Scrum

  • Artefatos;
  • Product Backlog e Definição de Pronto;
  • É, não é, faz, não faz;
  • Quadro de Visão do Produto;
  • Regras e Recomendações do Scrum.

KANBAN

  • O Kanban;
  • Métricas do método Kanban;
  • Como implementar o Kanban?
Conteúdo Programático do Curso

Git & GitHub

Carga Horária: 12 horas
Conteúdo Programático do Curso

Arquitetura e Ciclo de Vida de Software

Carga Horária: 12 horas

Fundamentos em Arquitetura de Software

  • Introdução à arquitetura de software;
  • Arquitetura de software x arquitetura de soluções x arquitetura corporativa;
  • Frameworks arquiteturais;
  • ArchiMate x UML x BPMN;
  • Ciclos de vida de desenvolvimento de do software;
  • Metodologias ágeis x DevOps x arquitetura de software;
    • Customer development.

Requisitos Arquiteturais e Modelagem Arquitetural

  • Introdução à engenharia de requisitos;
  • Tipos de requisitos;
  • Técnicas para classificação e análise de requisitos (FURPS+ e SMART);
  • Ferramentas para gerenciamento de requisitos;
  • Refinamento (Grooming) de Requisitos;
  • Introdução à UML;
  • Modelo 4+1.

Design Patterns, Estilos e Padrões Arquiteturais

  • Design patterns (padrões de projetos);
  • Estilos e padrões arquiteturais;
  • Padrões de integração de aplicações (EDI, EAI, ESB e web services).

Principais Arquiteturas de Software da Atualidade

  • Arquitetura de microsserviços;
  • Arquitetura API REST e GraphQL;
  • Arquitetura orientada a eventos;
  • Arquitetura serverless;
  • Arquitetura de sistemas Web;
  • Arquitetura de sistemas mobile;
  • Arquitetura cloud native.

Trilha Soft Skills

Conteúdo Programático do Curso

Gestão do Tempo

Carga Horária: 8 horas
Conteúdo Programático do Curso

Trabalho em Equipe

Carga Horária: 4 horas

Objetivo do Curso

Por mais que pareça, trabalhar em equipe não é simples, requer conhecimento, sensibilidade, comunicação eficiente e muitos outros fatores que fazem a diferença no resultado final. Com o objetivo de preparar o profissional para trabalhar em equipe com qualidade e eficiência, o curso é destinado tanto para a quem já trabalha assim e quer se aprimorar, como para os que buscam um diferencial necessário na busca pela sonhada vaga no mercado de trabalho.

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para a realização deste curso.

Trilha JavaScript Mean

Conteúdo Programático do Curso

JavaScript

Carga Horária: 20 horas

Conteúdo Programático do Curso JavaScript

  • Sintaxe da linguagem
  • Definição de objetos, métodos e atributos
  • Tipos
  • Arrays
  • Classes e Objetos
  • Números
  • Strings
  • Datas
  • Expressões Regulares
  • Objetos como Maps
  • Funções e programação funcional
  • Closures
  • Tratamento de exceções
  • Callbacks
  • Promises
  • async e await
  • Uso de this
  • Melhores práticas
  • ECMAScript
  • JSON
Conteúdo Programático do Curso

TypeScript

Carga Horária: 12 horas

Conteúdo Programático do Curso TypeScript

  • Por que usar TypeScript?
  • Classes
  • Interfaces
  • Tipos
  • Asserção de tipos
  • Inferência de tipo
  • Escopo de variáveis
  • Módulos
  • Construtores
  • Atributos e Métodos
  • Arrays
  • Tuples
  • Unions
  • Namespaces
  • Módulos
  • Ambientes
  • Transpilação para JavaScript
Conteúdo Programático do Curso

MongoDB

Carga Horária: 32 horas

Conteúdo Programático do Curso MongoDB

  • Introdução a bancos NoSQL
  • JSON e BSON
  • Vantagens
  • Qual o problema com os bancos relacionais?
  • Instalação e configuração do ambiente
  • Coleções e Documentos
  • Tipos de dados
  • Modelagem de dados
  • Inserção, Edição, Consulta e Exclusão de documentos em coleções
  • Índices
  • Replicações
  • Sharding
  • Relacionamentos (referenciados e embutidos)
  • Agregação
  • Projeções
  • Escrevendo Scripts
  • Administração do servidor
Conteúdo Programático do Curso

NodeJS

Carga Horária: 20 horas

Conteúdo Programático do Curso NodeJS

  • Configuração do ambiente
  • REPL
  • NPM
  • package.json
  • Callbacks
  • Eventos
  • Buffers
  • Streams
  • Sistema de arquivos
  • require, exports e module.exports
  • Objetos globais
  • Módulos utilitários
  • Escrevendo seus próprios módulos
  • Web e Express
  • Servindo conteúdo estático
  • Web Services Restful com banco MongoDB
  • Debug
  • Segurança
  • Usar TypeScript com NodeJS
Conteúdo Programático do Curso

Angular JS

Carga Horária: 28 horas

Conteúdo Programático do Curso Angular JS

  • Arquitetura de Aplicações com Angular 1
  • Módulos
  • Controllers
  • Recipes
  • Factories
  • Services
  • Constants
  • Values
  • Consumo de dados via Web Service REST/JSON
  • Tabelas
  • Formulários
  • Expressões
  • Diretivas
  • Componentes
  • Rotas nativas e UI Router
  • Filtros
  • Validação de dados
  • Providers
Conteúdo Programático do Curso

Angular 9

Carga Horária: 24 horas

Conteúdo Programático do Curso Angular 9

  • Arquitetura
  • Módulos
  • Componentes
  • Navegação entre componentes
  • Serviços
  • Consumo de dados via web service REST/JSON
  • Diretivas
  • Templates
  • User Input
  • Forms
  • Metadados
  • Data Binding
  • Event Binding
  • Diretivas
  • Pipes
  • Injeção de Dependência
  • Rotas
  • CLI

Trilha Java

Conteúdo Programático do Curso

Java Básico

Carga Horária: 40 horas

Conhecendo sobre a linguagem JAVA

Principais características, versões e utilização no cenário atual.

Preparando o ambiente de desenvolvimento

A máquina virtual JAVA, instalação do ambiente de desenvolvimento.

Estrutura básica de um projeto Java

Criando um projeto básico e conhecendo sua estrutura. O que são pacotes, classes e métodos.

Principais regras básicas da linguagem Java e boas práticas

  • Terminação de linhas;
  • O que é identação de código;
  • A escolha correta dos nomes para todo o código;
  • O princípio da responsabilidade única em todas as partes do projeto.

Variáveis na programação Java

  • Declarando e iniciando variáveis; 
  • Tipos de variáveis;
  • Transformando variáveis com Cast;
  • Escopo das variáveis e seu ciclo de vida.

Criando interação com o usuário

  • Usando a exibição via prompt de comando;
  • Fazendo a leitura dos dados digitados pelo usuário: classe Scanner.

Os operadores da linguagem

  • Conhecendo os operadores matemáticos, relacionais e lógicos;
  • Exemplificando as operações.

Controle de decisões

Como utilizar os comandos de decisão IF, WHILE, DO WHILE, SWITCH.

Controles de repetição

Utilizando FOR, BREAK, CONTINUE.

Trabalhando com Arrays

  • Criando listas de dados e iterando sobre elas.
  • Principais operações executadas com arrays.
Conteúdo Programático do Curso

Java Avançado

Carga Horária: 36 horas

Conceito de Programação Orientada a Objetos (POO)

Fundamentos da POO, o que são objetos, classes, métodos, propriedades e eventos.

Classes

  • Criando classes personalizadas para representar objetos;
  • Trabalhando com classes, instanciando;
  • Propriedades de uma classe e seu escopo Private;
  • Lendo e alterando as propriedades de uma classe: Getters e Setters;
  • Criando construtores para criar classes.

Avançando com as classes Herança e Polimorfismo.

  • Avançando com as classes Herança e Polimorfismo.

A classe Abstrata, seu significado e utilização.

  • A classe Abstrata, seu significado e utilização.

Interfaces

Implementando interfaces nas classes para implementar novos métodos.

Tratamentos de erros

  • Situações de erros durante a execução do código;
  • O que são Exceções;
  • Como contornar os erros com Try … Catch;
  • Rastreando as falhas e execução através do rastro de pilha (stacktrace);
  • Principais tipos de erros (exceções) disparados pelo Java.

Trabalhando com textos em Java: Strings, uma classe especial.

  • Conhecendo a classe String e seus principais métodos.
  • (replace, trim, contains, length, toUpperCase, toLowerCase, substring, split)
  •  

A classe ArrayList, criando listas dinâmicas de dados

  • Criando listas de dados e alterando as mesmas.
  • Adicionando, removendo, lendo, pesquisando e analisando as listas e seus valores.
  • Iterando sobre cada valor da lista: Objeto Iterator.
  • Ordenando valores da lista.
  •  

Trabalhando com arquivos

  • O objeto FILE.
  • Criando, removendo arquivos.
  • Como ler ou escrever em arquivos com Java e suas classes de acesso.
  • Principais cuidados ao se lidar com arquivos. Principais exceções lançadas.
  •  

Trabalhando com arquivos

  • O objeto FILE.
  • Criando, removendo arquivos.
  • Como ler ou escrever em arquivos com Java e suas classes de acesso.
  • Principais cuidados ao se lidar com arquivos. Principais exceções lançadas.
  •  

Repositórios de bibliotecas externas

  • Conhecendo os repositórios de bibliotecas externas. (Maven ou Gradle)

Novas bibliotecas

  • Adicionando novas bibliotecas ao projeto Java.

Conectando e operando com banco de dados via Java

  • JDBC – conectando e operando com banco de dados via Java. Transações, consultas, conexão.

EJA EAD

de forma acelerada!

Cursos EAD
de Graduação, Tecnólogos e Pós-graduação